quinta-feira, 22 de abril de 2010

futebol bulgaro

Estes senhores ainda são melhores que os tugas:

1 (a) - forjou o curriculum e quase foi parar ao CSKA Sófia
Greg Akcelrod inventou esquema e quase ganhou contrato profissional


Greg Akcelrod é um avançado francês de 27 anos que conta no curriculum com passagens por Paris Saint-German, de França, e Tigre, da Argentina.
Verdade? Mentira.
Greg Akcelrod é um avançado francês de 27 anos que joga nos escalões inferiores de Inglaterra e que, à custa do curriculum inventado esteve quase a assinar pelo CSKA de Sófia. Com honras de vedeta.
O plano foi orquestrado pelo próprio jogador. Montou uma página na internet com um perfil falso, algumas fotos com a camisola do PSG e um vídeo com os seus melhores momentos para dar um tom mais real à armação. Tudo forjado.
No entanto, o esquema conseguiu enganar o CSKA de Sófia, onde alinha o português Rui Miguel, que é, apenas, o clube búlgaro com mais títulos, 31 no total. Mas, mesmo assim, a farsa só foi descoberta por...um adepto.
O CSKA apresentou Greg Akcelrod como um goleador que vinha resolver os problemas ofensivos da equipa. Um adepto entrou num fórum de adeptos do PSG para pedir mais informações sobre o novo craque. A resposta foi a mais inesperada: ninguém conhecia o jogador. Depois de entrar em contacto com a direcção do clube, a farsa caiu.
A Greg Akcelrod restou a compensação de, pelo menos por algum tempo, conseguir o tão desejado contrato profissional.

2 (b) - Amador explica: como ganhar fama e chegar a um clube de topo
Akcelrod esteve no CSKA de Sofia e anda nas bocas do Mundo

Akcelrod é um bom malandro. No fundo, balança naquela linha ténue entre as omissões e as mentiras. Ele jogou no Paris Saint-Germain, mas nos amadores. Esteve no Tigres da Argentina, mas apenas para treinar. Junta-se o currículo a alguns toques na bola e temos um amador transformado em craque.
Contámos a história do francês que quase enganou o CSKA de Sófia. As credenciais, alheadas ao contacto de um empresário, convenceram o clube búlgaro a oferecer um período de testes. Até que um adepto desconfiou e tentou saber quantos jogos Akcelord fez no Parque dos Príncipes. Nenhum, pois então.
«Eu não enganei ninguém. Tenho o meu site pessoal, onde refiro que passei pelo Paris Saint-Germain, mas não está lá escrito que foi na primeira equipa. Cheguei ao CSKA para treinar e a verdade é que eles gostaram de mim. O Penev, que jogou em Espanha, era o treinador e deu o seu aval. Por isso é que já queriam assinar contrato. Só que depois a imprensa veio dizer que eu era um impostor», desabafa Greg, em conversa com o Maisfutebol.
Greg Akcelrod nasceu em Paris, há 27 anos. Sempre teve o sonho de jogar ao mais alto nível. Faltaram-lhe as oportunidades. Como tal, o avançado francês decidiu criá-las. «Nunca joguei nas camadas jovens. Em 2006, estive na segunda divisão de Gales, no Cwmbran Town. Quando voltei a França, pedi para treinar na terceira equipa do PSG. Acabei por assinar, mas para jogar na sexta divisão. Ainda assim, sempre acreditei que chegaria ao topo», atira.
O leitor interroga-se. Afinal, este amador merece sequer ser notícia? Akcelrod conquista-nos pela sua ambição, pela criatividade para atingir um fim que ocupa o imaginário de vários jovens futebolistas. Do futebol de rua, para a Liga dos Campeões.
«Certo dia, conheci um empresário que me levou a treinar no Tigres, da Argentina. Até joguei num particular contra o Redondo», garante. Terá jogado mesmo? «Bem, eu fui para treinar, para me ambientar e assinar contrato para a época seguinte. Mas depois acabei por vir embora.»

«Currículo não interessa»

Com algum talento nos pés e outro tanto nas palavras, Greg Akcelrod chegou ao CSKA de Sófia, clube com maior historial da Bulgária e crónico candidato às competições europeias. Após dois dias de treinos, pediram-lhe para tirar uma fotografia e ser anunciado no site oficial do clube. Anunciado como um ex-craque do Paris Saint-Germain, claro está: «Os jornais do dia seguinte disseram que o CSKA estava a cometer um erro incrível, que eu era uma farsa e acabei por vir embora. Mas eles tinham gostado de mim. É uma questão de talento, ou se tem ou não. O currículo não interessa.»
Nos últimos meses, graças a um erro que atingiu proporções mundiais, o avançado francês multiplicou-se em entrevistas. Não joga, não treina em nenhum clube, mas continua a alimentar o sonho: chegar a um emblema de topo. Para ganhar a vida, enquanto não abre a porta certa, trabalha como figurante. E deixa a promessa. «Em breve, estarei a jogar na Liga de Espanha». Quer apostar?

2 - UEFA suspende árbitro búlgaro por alegado jogo combinado
Três internacionais podem estar envolvidos na adulteração de resultados

O árbitro búlgaro, Anton Genov, foi suspenso pela UEFA por, alegadamente, estar envolvido na adulteração da partida Macedónia-Canadá, disputado a 14 de Novembro. O juiz não será nomeado para qualquer jogo internacional até que terminem as investigações sobre «padrões de apostas claramente irregulares».
Genov, durante o jogo em causa, por sinal de carácter particular, assinalou quatro penalidades, duas para cada equipa, num jogo em que a Macedónia ganhou por 3-0.
A polícia alemã conduz a maior investigação europeia sobre adulteração de resultados futebolísticos, englobando 200 partidas em 11 países. Simultaneamente, a UEFA já confirmou que três árbitros de nível internacional estão sob suspeita.

3 - CSKA Sófia: invasão de campo dá interdição de 3 jogos
Equipa de Rui Miguel punida pela comissão disciplinar

O CSKA foi punido com três jogos de interdição do seu estádio no seguimento da invasão de campo durante o encontro com o Lokomotiv Mezdra, no último domingo. A decisão foi anunciada pela comissão de disciplina búlgara, esta segunda-feira. A equipa do português Rui Miguel vai, assim, ter de jogar os próximos três encontros caseiros em terreno neutro, para além de pagar uma multa de quase 8 mil euros, informa a Reuters.
Sem polícia, provocou adeptos e teve de fugir para o balneário
Tudo aconteceu depois do Lokomotiv marcar o primeiro golo do jogo, aos 65 minutos. Ismail Isa, autor do tento, provocou os adeptos visitantes e estes não perderam tempo e entraram no relvado. Não havia polícia no jogo, o que facilitou tudo.
O presidente do CSKA Sófia, Dimitar Borisov, entende que tudo não passou de uma reacção a uma provocação da equipa da casa: «Os nossos adeptos estavam no sector dos visitantes e não criaram qualquer problema antes de alguns estranhos terem corrido para o relvado. Circulavam rumores de que ia haver invasão do campo ainda antes do início do jogo.Vamos informar a polícia e apresentar vídeos dos incidentes.»
A comissão disciplinar puniu também o Lokomotiv Mezdra pela má organização da partida. O clube não quis pagar as taxas necessárias para ter polícia no estádio e terá o mesmo interdito por um jogo e pagará, ainda, uma coima.
A decisão quanto à continuação, ou não, do encontro será tomada na terça-feira. Se o jogo não for retomado, será dada a vitória ao Lokomotiv Mezdra que vencia por 1-0 aquando da interrupção.



4 - Aconteceu na Bulgária (claro): equipa reduzida a seis num minuto
Gigant Belene escreve uma página feia no seu historial

O futebol búlgaro não pára de nos surpreender. Depois de currículos forjados, árbitros suspensos e invasões de campo, chega-nos agora mais uma notícia curiosa.
Uma partida da terceira divisão durou apenas um minuto. O motivo? A equipa visitante entrou em campo com sete jogadores. Pouco depois, um destes bravos lesionou-se e o árbitro cumpriu os regulamentos, suspendendo o jogo.
Esta formação chama-se Gigant Belene e já em Outubro passou por algo semelhante. Desta vez, os sete resistentes e os dois treinadores viajaram 200 kms, até Belogradchik, para que o clube não fosse castigado por falta de comparência. As normas são claras e ditam que cada formação tem de ter, no mínimo, sete jogadores em campo.

fonte: site mais futebol

Sem comentários:

Enviar um comentário